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O Brasil acaba de bater mais um recorde mundial, é o país onde morrem mais motociclistas em acidentes de trânsito. O que fazer para mudar essa isituação? O uso correto de capacete é uma boa maneira para diminuir o número de vítimas fatais. O trânsito cada vez mais intenso nas cidades brasileiras,  tornou imprescindível o trabalho dos moto boys.  A partir de uma resolução do Contran, foi publicada pela ABNT a norma NBR 7471/2001, que especifica os requisitos de construção e desempenho, os métodos de ensaio e os requisitos de rotulagem dos capacetes de proteção para motociclistas e similares. Os capacetes têm a função primária de minimizar o risco de ferimentos na cabeça de condutores e passageiros de ciclomotores, scooters, motocicletas, triciclos e quadriciclos motorizados, em condições normais de tráfego, e devem atender a uma série de requisitos, em especial quanto a sua degradação em função do tempo, em especial quanto ao ressecamento do casco, danos nas viseiras e desgaste no sistema de retenção. Em casos de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, é importante a preservação do local e a apreensão do capacete, para que os peritos avaliem se o tamanho e o modelo era adequado, bem como o estado da cinta quanto à fixação, viseira ou dos óculos, quanto à riscos, opacidade e transparência da luminosidade. De acordo com a norma acima mencionada, todo capacete colocado à venda deve acompanhar as seguintes informações: a)Instruções para a aquisição do capacete. b)Instruções para o uso do capacete. c)Instruções para o uso correto do sistema de retenção. d)Instruções para conservação e limpeza do capacete. e)Instruções sobre a necessidade do uso de óculos de proteção no caso do capacete não apresentar viseira. f)Instruções sobre acessórios: pala, queixeira e outros de uso opcional g)Instruções sobre o prazo de validade do produto. h)Orientar o comprador de que o capacete protege apenas contra pequenos objetos (lama, pedriscos, etc.), não sendo efetivo na proteção total nos casos de impacto ou queda. Para melhorar a segurança, o Conselho Nacional de Trânsito aprovou a Resolução 231,  que obriga o uso de placas com películas refletoras, para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos, sendo obrigatórias, ainda este ano, para os veículos disponíveis para locação. O prazo para a substituição da nova placa dos moto boys é dia 1º de agosto de 2007.

 

Dr. Jorge Lordello

 

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