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Férias nem sempre é sinônimo de diversão e alegria. Cautela e caldo de galinha são ingredientes necessários para programar uma viagem. Escolher uma agência de viagem séria e idônea é ponto fundamental para evitar dor de cabeça.

Viagens - Direitos do ConsumidorO art. 20 do Código de Defesa do Consumidor explica que no caso de descumprimento total ou parcial da empresa contratada, caberá ao cliente exigir desconto e até a reexecução do serviço. É importante que o amigo leitor saiba de seus direitos, para poder reivindicá-los, quando o problema aparecer. Senão vejamos:

1) O cliente comprou pacote turístico com hotel 4 estrelas e chegando ao destino verificou que o estabelecimento hoteleiro era de categoria inferior. Cabe ao consumidor exigir o reembolso da diferença de valor.

2) Você chega ao hotel e ao dirigir-se a piscina, constata que ela esta em reforma, não podendo ser utilizada. Exija desconto na diária do hotel.

3) Sumiço de bagagens ou pertences em Hotel. O que fazer? Dirija-se imediatamente ao gerente, acompanhado de duas testemunhas, narre o fato ocorrido, formulando a queixa por escrito no hotel e na delegacia mais próxima. O hotel tem a obrigação de ressarcir o hospede e se isso não ocorrer cabe a vitima ingressar com ação judicial. É de se frisar que dinheiro, jóias, documentos pessoais, cartões magnéticos e talão de cheque, devem ficar no cofre do hotel, se disponível.

4) Seu vôo atrasou. Quais são seus direitos? O passageiro pode exigir vale refeição, telefone, hospedagem e locomoção para atrasos acima de 4 horas.

5) Extravio de bagagem em ônibus ou avião: Deve ser comunicado por escrito no balcão da empresa e exigir ressarcimento

6) No caso de o cliente cancelar de última hora a compra de pacote turístico, deverá arcar com as despesas da agencia de turismo.

7) Overbooking: Se o vôo estiver lotado e o passageiro com a passagem comprada não puder embarcar, a empresa aérea deverá garantir o embarque, mesmo que em outra companhia. Bem, agora que o leitor já sabe de seus direitos, como consumidor, só me resta desejar a você e sua família uma excelente viagem.

Dr. Jorge Lordello 

 

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