Página Inicial arrow Internet arrow Como se proteger dos Crackers
Quinta-feira - 21 de Outubro de 2021

Segurança da Mulher

Assédio Sexual
Dicas Especiais

Segurança no Trabalho

Incêndio

Segurança da Informação

Espionagem Industrial

Frases do Dr. Lordello

frase3.png

Enquete

Quais as razões para o aumento da criminalidade?
 

Cadastre-se no Portal

Cadastre-se no Portal e receba nossos informativos periodicamente, além de concorrer a livros e convites para palestras.

:




Redes Sociais

Siga-nos no Twitter!
Visite nosso canal no Youtube!

Nossos Parceiros

Terras de Gênova
Crimes & Acidentes
Condomínio em Foco
Porto Service
Comunicação Juridica
NR Service
Seguridade
Good Clean
Grupo Vip
Life Condomínios
Grupo Padrão
Grupo Titanium
Lordello Consultoria
Leão Serviços
Pro Security
Avitran
Grupo GP
FL Terceirização
Full
Método Lordello de Treinamento em Segurança
Top Clean
Protecães
QAP Segurança
ATS Terceirização
Wall Service
Ganhe mais visibilidade. Anuncie aqui!
JSEG Vigilância
Associação Nacional de Agentes de Segurança
ASC Service
Méthodo Gestão Educacional

Quem está On-line

Nós temos 1 visitante online
Como se proteger dos Crackers Email
No curso de prevenção a criminalidade que ministro para executivos em empresas faço uma pergunta inicial: "Quem nessa sala realiza compras ou pagamentos pela internet, favor levantar a mão."

A projeção é sempre a mesma, ou seja, somente 15% dos participantes tem o hábito de efetivar negócios ou serviços financeiros via computador. Os outros 85% alegam falta de segurança para utilização da moderna transação financeira citada.

Como se proteger dos CrackersO próprio Ministério da Justiça concordou que a invasão de sites em nosso país aumentou mais de 15 vezes nos últimos dois anos. Os marginais conhecidos por Cracker, não usam de violência física para obtenção de lucros. Na verdade, eles são experts em informática e tendo em vista sua índole criminosa, procuram incessantemente dados confidenciais de vítimas ingênuas que acabam, sem querer, facilitando o "trabalho" desses bandidos eletrônicos.

A Internet Security Systems divulgou os sites preferidos pelos hachers com o intuito de atacar as finanças das vitimas, na rede mundial de computadores:

27% instituições financeiras;

23% governo;

17% sites de internet banking;

13% empresas de telecomunicações;

10% provedores de acesso a internet;

7% sites de comercio eletrônico;

3% empresas de serviços.


A Revista Veja em 2001 falou sobre o tema "segurança" enumerou alguns conselhos úteis para prevenir a atuação dos Cracker:

a) Já são 50 mil os vírus catalogados. Por isso, é importante usar um programa de proteção. Custa em torno de 60 reais e protege o computador contra as pragas que destroem arquivos e põem em risco a saúde do sistema;

b) Cuidado ao interagir com sites desconhecidos. Em salas de bate-papos, quando é impossível saber com quem esta se falando, a atenção deve ser redobrada.

c) Se você desconhece o autor de um e-mail, apague-o imediatamente. Alguns trazem armadilhas escondidas que podem prejudicar o funcionamento da máquina.

d) Jamais abra arquivos anexados, sem antes confirmar a origem e passar o antivírus. Os disquetes recebidos de terceiros merecem o mesmo tratamento.

e) É quase impossível ficar sem baixar programas da rede, mas é bom checar se o site em que o programa esta instalado é seguro.

f) As principais lojas virtuais tem políticas próprias de privacidade e não negociam seus dados com terceiros. É melhor comprar delas.


Outra arma importante nessa guerra contra os criminosos eletrônicos é a chamada barreira de proteção ou ferial. Esse sistema tem o condão de avisar sobre possíveis invasões. Outras dicas também são de suma importância para concentrarmos na prevenção:

1) Já esta comprovado que senhas formadas apenas com letras podem ser facilmente desvendadas. Portanto acrescente um numero ou mais para dificultar tremendamente o "trabalho" dos Crackers.

2) A transmissão de vírus é feita geralmente através dos e-mail. Mas lembre-se que uma simples navegação pela internet ou uma breve conversação na sala de bate papo pode causar uma infecção no seu computador.

3) Outra constatação interessante é que mensagens que contenham apenas textos não carregam vírus, mas os arquivos podem.

4) Tenha extrema cautela em preencher cadastros via internet. O amigo leitor deve compreender que uma pessoa despreparada será vitima duas vezes: uma do marginal e outra de sua própria inexperiência.

O grande pensador Voltaire disse que “encontra-se oportunidade para fazer o mal cem vezes por dia e para fazer o bem uma vez por ano".

Dr. Jorge Lordello 

 

< Anterior   Próximo >
 AdvertisementAdvertisement