Página Inicial arrow Vigilante arrow Como realizar uma prisão
Sábado - 26 de Setembro de 2020

Segurança da Mulher

Assédio Sexual
Dicas Especiais

Segurança no Trabalho

Incêndio

Segurança da Informação

Espionagem Industrial

Frases do Dr. Lordello

frase6.png

Enquete

Quais as razões para o aumento da criminalidade?
 

Cadastre-se no Portal

Cadastre-se no Portal e receba nossos informativos periodicamente, além de concorrer a livros e convites para palestras.

:




Redes Sociais

Conecte-se ao Facebook!
Siga-nos no Twitter!

Nossos Parceiros

Seguridade
Wall Service
Pro Security
Associação Nacional de Agentes de Segurança
NR Service
Grupo GP
ASC Service
Avitran
Grupo Titanium
Protecães
Life Condomínios
Comunicação Juridica
Full
Méthodo Gestão Educacional
Lordello Consultoria
QAP Segurança
Método Lordello de Treinamento em Segurança
Porto Service
Leão Serviços
Grupo Vip
ATS Terceirização
Terras de Gênova
FL Terceirização
Top Clean
Good Clean
Crimes & Acidentes
Ganhe mais visibilidade. Anuncie aqui!
Grupo Padrão
Condomínio em Foco
JSEG Vigilância

Quem está On-line

Como realizar uma prisão Email
Tenho realizado cursos e palestras em todo Brasil para Presidentes e Diretores de grandes empresas, policiais e agentes de segurança ensinando procedimentos de segurança pessoal. Um dos temas mais fascinantes é o que chamo de "resposta escalonada". Ou seja, como gerenciar o risco, dando o revide certo para cada tipo de situação.

Como realizar uma prisãoVamos supor que um policial ou vigilante se depare com um criminoso forte, totalmente embriagado, mas que não porta nenhum tipo de arma. Como fazer a prisão desse marginal com o intuito de algemá-lo? Podemos oferecer algumas alternativas:
a) Usar o cassetete;

b) Fazer disparos com sua arma de fogo;

c) Tentar uma torção de braço para dominá-lo;

d) Usar de forca física para detê-lo;

e) NDA


Se você fosse um agente de segurança, qual seria a sua escolha?

No caso em tela, o uso de cassetete não é aconselhável, pois este instrumento por ser curto e pesado, não permite a agilidade suficiente, dando oportunidade de defesa ao agressor e possibilitar um contra ataque. A arma de fogo não poderia ser usada, tendo em vista que o oponente está totalmente desarmado e assim você estaria cometendo excesso na legitima defesa e responder criminalmente por isso.

A torção de braço, só é possível se o agente tiver habilidade suficiente para praticar tal ato, senão o feitiço pode virar contra o feiticeiro. Somente as pessoas graduadas em artes marciais ou que receberam treinamento específico e continuo é que podem usar desse tipo de habilidade para dominar um agressor violento.

O uso de forca física para algemar o oponente também não é uma boa saída, pois seguramente o embate irá para o campo da luta corporal e aí, quem for mais forte ou tiver mais habilidade, sairá vitorioso.

Mas então, o que fazer para dominar esse agressor sem colocar em risco nossa integridade física?

Devemos aplicar o conceito da "resposta escalonada" e utilizar equipamentos sofisticados. Para repelir a injusta agressão, mantendo sempre uma distância de segurança, o agente pode usar um "bastão tático" do tipo telescópico que alem de leve, fornece bastante agilidade e rapidez nos golpes, dificultando que o oponente consiga segurá-lo.

A outra opção é a utilização do frasco de gás pimenta, para curta e média distância, que anula a capacidade de ataque do agressor por um período de 5 a 15 minutos, sem deixar seqüelas permanentes. A polícia americana detém centenas de suspeitos diariamente, sem ter que utilizar armas de fogo e violência física, graças ao uso de gases em spray.

Muitas vidas foram preservadas, inocentes foram salvos, em razão da utilização de gases paralisantes. Em alguns paises, o cidadão comum pode adquirir tubos de gases incapacitantes para sua defesa pessoal em supermercados.

Normalmente é usado o gás pimenta que é uma resina extraída das fortes pimentas "chili". O spray deve ser mirado no rosto do oponente com o intuito de atingir olhos, nariz, garganta e pulmões. As vias respiratórias ficam inflamadas, dificultando a respiração e no momento em que o gás pimenta entra em contato com os olhos, causa uma imediata dilatação, resultando numa cegueira temporária.

Assim, fica fácil evitar uma injusta agressão e prender o marginal.

Image 

 

< Anterior
 AdvertisementAdvertisement