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Fraude: o ralo das empresas Email
Antes de pensar propriamente em obter lucro, as empresas deviam olhar com mais atenção, a problemática das fraudes internas e externas. Uma pesquisa recente sobre fraudes elaborada pela KPMG, num espectro de mais de 1000 empresas, revelou o perfil do autor das fraudes. Senão vejamos:
55% funcionário
18% prestador de serviço
13% fornecedores
09% clientes
05% outros
 
Para o estudioso no assunto Mortimer Dittenhofer, há 3 razoes fortes no cometimento das fraudes:
a) Pressão de uma situação, como divida de jogo, separação judicial, uso de drogas etc.

b) Controles internos falhos: o antigo ditado "a oportunidade faz o ladrão" pode motivar algumas pessoas a fraudarem a empresa, sem ter uma necessidade financeira naquele momento.

c) Integridade pessoal: indivíduos com baixa integridade moral são mais suscetíveis a fraudes.

Mas como a fraude é descoberta:
32% controle internos
20% auditoria interna
12% informações de terceiros
11% investigação especial
07% denúncia anônima
03% mera coincidência
03% outros

Quais as providências tomadas apos a descoberta da fraude?
77% demissão voluntária,
39% investigação por auditoria interna
34% queixa criminal
13% pedido de indenização
08% acordo sigiloso
06% auditoria independente
04% comunicação á seguradora


Algumas medidas podem ser tomadas para reduzir o risco de fraudes: melhoria dos controles internos, investigações especiais, sensibilização dos gerentes, treinamento de pessoal, rodízio de pessoal e elaboração de manual de conduta pessoal.

O bordão "é melhor prevenir do que remediar" pode ser a melhor vacina contra as fraudes. Talvez, o lucro que você tanto reclama não está na conquista de novos clientes ou nos aumento das vendas e sim na redução de fraudes na sua empresa. Pense nisso.

Dr. Jorge Lordello 

 

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