Página Inicial arrow Protegendo-se das Fraudes arrow Panorama das fraudes e desvios nas empresas
Domingo - 29 de Novembro de 2020

Segurança da Mulher

Assédio Sexual
Dicas Especiais

Segurança no Trabalho

Incêndio

Segurança da Informação

Espionagem Industrial

Frases do Dr. Lordello

frase7.png

Enquete

Quais as razões para o aumento da criminalidade?
 

Cadastre-se no Portal

Cadastre-se no Portal e receba nossos informativos periodicamente, além de concorrer a livros e convites para palestras.

:




Redes Sociais

Siga-nos no Twitter!
Visite nosso canal no Youtube!

Nossos Parceiros

Leão Serviços
FL Terceirização
Crimes & Acidentes
Grupo Padrão
Grupo GP
Full
Méthodo Gestão Educacional
Lordello Consultoria
ASC Service
Life Condomínios
Protecães
Terras de Gênova
Método Lordello de Treinamento em Segurança
Good Clean
NR Service
Grupo Titanium
QAP Segurança
Top Clean
Comunicação Juridica
Porto Service
Wall Service
JSEG Vigilância
Condomínio em Foco
Associação Nacional de Agentes de Segurança
Grupo Vip
Pro Security
ATS Terceirização
Avitran
Seguridade
Ganhe mais visibilidade. Anuncie aqui!

Quem está On-line

Panorama das fraudes e desvios nas empresas Email
Você que é comerciante, empresário, micro empresário ou até mesmo industrial deve ler com muita atenção está matéria. Você já parou para avaliar quanto sua empresa está perdendo com desperdícios, furtos internos e externos, roubos, desvios, inadimplência e má administração?

Panorama das fraudes e desvios nas empresas Atualmente, as empresas vem trabalhando com margens de lucro cada vez mais baixas tendo em vista a forte concorrência gerada pela globalização e a entrada de grandes redes estrangeiras no mercado nacional. Desta forma, o controle e a prevenção das perdas passaram a ser de fundamental importância para a redução dos custos.

Só para que você tenha uma noção do problema em tela, os supermercados perdem com os desvios, em média, R$ 1,5 bilhão por ano.

Conclusão: Uma empresa com perdas baixas e controladas tem mais condições de oferecer boas ofertas a seus clientes do que uma com um alto índice de perdas, comprometendo seus resultados.
Os desvios podem se dar de 4 maneiras:

1) Pelo empregado: visualizamos três fatores que levam o funcionário ao furto:

a) Cobiça.

b) A idéia de que a empresa é grande o suficiente para suportar o prejuízo.

c) A oportunidade (que faz o ladrão).
Quando estes três fatores se encontram o desvio acontece. Numa recente pesquisa nos EUA concluiu-se que 10% dos empregados americanos sejam honestos o bastante para nunca furtarem. Outros 10% são desonestos e com certeza cometerão o desvio. Os restantes (80%) são basicamente honestos, mas podem ser induzidos pela oportunidade. E no Brasil, como seria essa classificação?


2) Pelo cliente: Há várias razoes que leva um cliente ao furto. Pode ir desde uma simples brincadeira de adolescentes, até uma ação de quadrilhas organizadas, inclusive com a conivência de funcionários.

Portanto, é importante que a empresa mostre que seu estabelecimento conta com algum tipo de vigilância, como circuito interno de câmeras, vigilantes uniformizados, etiquetas anti furtos, controle nos provadores etc.

3) Pelo comprador/vendedor: A responsabilidade pela compra, a escolha das quantidades a serem adquiridas, a determinação do preço de compra e venda , oferecem excelentes oportunidades para desvios. O perigo começa com a cumplicidade entre seu empregado (comprador) e seu fornecedor (vendedor). A prevenção gira em torno de relatórios gerenciais específicos ricos em detalhes dos produtos, relatórios gerenciais de concorrências, checagem com o fornecedor (não por meio do vendedor que esta atendendo sua empresa).

4) Erros administrativos operacionais: Encontramos fatores não gerados pela má fé, mas sim pela manipulação de mercadoria em toda cadeia varejista. Podemos encontrar uma grande possibilidade de erros desde o cadastramento de um pedido, seu recebimento, conferencia, etiquetagem, armazenamento, distribuição, venda, troca etc. Só para se ter uma idéia desse problema, de acordo com a Retail Federation o setor de varejo americano perdeu com desvios mais de US$ 26 bilhões. No Canadá a perda girou em torno de US$ 10 bilhões.

Realizei essa introdução, para fazer uma única pergunta: Existe uma política de prevenção de perdas e desvios na sua empresa?
Lembre-se que a margem de lucro que você tanto persegue, pode ser atingida no momento em que você dificultar a ação dessas pessoas, de índole um tanto duvidosa.

Dr. Jorge Lordello 

 

< Anterior
 AdvertisementAdvertisement