Há uma infinidade de sensores e periféricos disponíveis para utilização em sistemas de segurança, conheça alguns:
» Sensores passivos infravermelhos - São sensores que utilizam o princípio do radar, onde o sensor emite continuamente um sinal constante de IR e permanece na espera do retorno do sinal refletido de um eventual corpo se movimentando na área sensoreada. Este sensor é do tipo módulo único, tendo a emissão do feixe de IR e seu sistema detector conjugados em uma única peça. Tais sensores não tem um alcance muito grande - algo em torno de 15 m - e por isso mesmo são usados em número maior de modo a monitorarem áreas maiores.
» Sensores ativos infravermelhos - São sensores que se utilizam de uma barreira de luz IR alinhada, cujo rompimento dessa barreira por um corpo em movimento aciona o sensor. A distância entre o módulo emissor e receptor (uma vez que são necessários dois módulos) pode chegar a até 60 m em área aberta ou fechada, sem sofrer eventuais interferências solares ou externas.
» Sensores de Quebra de Vidros - Usados em janelas e portas para detectar quebra de vidros. Trabalham através de freqüência sonora.
» Sensores Magnéticos - Sensores magnéticos são um meio comum de proteger portas e janelas. Quando abertos acionam o alarme.
» Sensores de tubo-vácuo (reed) - São simples sensores magnéticos que devem ser usados em partes móveis, como portas, janelas e similares. Tais sensores possuem contatos internos encapsulados em tubos de vidro que podem ser acessados via terminais do tipo NA (normalmente aberto), NF (normalmente fechado) e ambos.
» Sensores de impacto - Existem de dois tipos: o mais simples é uma espécie de pêndulo que se põe em movimento (como uma balança) na superfície onde estão instalados. O segundo tipo funciona como uma espécie de microfone, que capta o som do ambiente (batida em vidro ou no chão) para detectar um evento.
» Sensores de gás e fumaça - São sensores que utilizam uma câmara iônica interna responsável pela detecção. Este tipo de detector é praticamente à prova de erros, uma vez que os componentes da câmara apenas reagem com o gás ou as partículas de fumaça e fuligem presentes apenas em situações de combustão.
» Anunciador de presença sem fio - Espécie de campainha muito utilizada para controle de entrada ou saída de pessoas. Funciona num raio aproximado de 15 metros lineares.
» Interruptor automático de presença - Ativa a iluminação ao detectar um movimento em um raio de + ou - 10 metros. Após uma duração regulável de 10 segundos a 10 minutos, apaga automaticamente a iluminação. Ainda é possível regular o funcionamento conforme o nível de iluminação ambiente (dia, noite, penumbra, etc.).
» Porteiro Eletrônico com Vídeo Acoplado - Controlar o acesso ao seu escritório ou residência é uma parte vital de um completo sistema de segurança. Com uma câmera acoplada ao seu porteiro eletrônico é possível identificar visualmente o visitante.
» Controle de Acesso - Sistema de teclado de senha utilizado para controlar aberturas de portas, tem característica parecida se comparado com as portas normais que têm uma chave para permitir a entrada. Num sistema microprocessado, apenas ao digitar uma senha, a porta se abrirá. No caso de invasões é ainda mais seguro, se o intruso arrombar a porta o alarme tocará, avisando a central de monitoramento, por exemplo, sobre o arrombamento.
|