Comunicação: A arma contra invasores a prédios e empresas |
![]() |
A finalidade do Rádio Intercomunicador é transmitir conhecimentos básicos aos operadores de radiocomunicações visando agilização, segurança e normalização de uso do equipamento.
ELEMENTOS ESSENCIAIS Constituem elementos essenciais das comunicações-rádio: o equipamento (rádio HT), o operador e a mensagem. São assim chamados de essenciais porque, na falta de qualquer deles, não haverá comunicação-rádio por voz. Composição do equipamento - O equipamento-rádio compõe-se, basicamente, do transceptor e seus acessórios: a) antena;
O microfone - Capta os sons ambientes e de voz, que são enviados ao transmissor, para sua irradiação a outras estações. Ele possui dispositivo alternador (botão ou tecla), para ora permitir e ora não, a entrada desses sons no interior do equipamento; é o denominado “PTT”. Através desse processo é que a conversação pode ser entabulada; vez que, utilizando-o, o operador, em um determinado momento, fala; e, noutro, ouve o que o seu interlocutor tem a dizer. O alto-falante - transforma os impulsos elétricos que chegam ao receptor em sinais sonoros, normalmente, de voz; a fim de que o operador possa ouvir as mensagens transmitidas por outras estações.
Rádio portátil: Equipamento, de tamanho e peso reduzido, de porte individual, alimentado por fonte própria de energia, normalmente através de bateria recarregável. É estação dotada de grande mobilidade, transportada individualmente pelo próprio operador durante o serviço, para qualquer lugar onde desse equipamento possa necessitar. Para recarregar a bateria é utilizado carregador próprio, ligado à energia comercial de 110/220 VAC.
Na comunicação-rádio é o operador, por sua voz, que empresta expressão e significância às chamadas e à transmissão das mensagens. Por isso mesmo, sobre ele debruça-se a responsabilidade de sua correta condução e a estrita obediência aos seus princípios básicos.
|
< Anterior | Próximo > |
---|