O seqüestro seguido de morte do prefeito de Santo André/SP, Celso Daniel, em 2002 deu muito que falar.
Em janeiro/02 estive participando do programa "A Casa É Sua", na RedeTV onde a jornalista Sonia Abraão indagou-me sobre o que teria ocorrido no crime que chocou toda nação brasileira. Salientei que as possibilidades eram apenas quatro: 1) Seqüestro por acaso: os seqüestradores não sabiam da identidade da vitima e teriam sido atraídos pelo veiculo importado dirigido pelo empresário Sérgio Gomes da Silva.
2) Seqüestro Planejado (hipótese a): o alvo seria o prefeito Celso Daniel com a finalidade de se obter resgate.
3) Seqüestro Planejado (hipótese b): o alvo seria o empresário Sérgio Gomes da Silva e o prefeito teria sido seqüestrado por engano.
4) Seqüestro com cunho político: o alvo era o prefeito Celso Daniel e o objetivo era o homicídio.
O caso em tela nos serve como exemplo para fornecer aos leitores medidas preventivas para evitar a aproximação de marginais quando estamos dirigindo um automóvel.
A criminalidade realmente tem tirado o sossego de muita gente. Quem nunca levou um susto no trânsito com a chegada repentina de um estranho? Recentemente, entrevistei uma dentista que comentou um episódio lamentável.
Certo dia, estava parada no volante de seu carro, em virtude do semáforo vermelho, quando um jovem, menor de idade, abriu a porta traseira do veículo e surrupiou sua bolsa. Ela entrou em total desespero com o susto; suas pernas tremiam, não conseguia engatar a marcha e em seguida começou a chorar, pois não tinha condições psicológicas de dirigir.
Outro caso dramático sofreu o advogado M.B.F., que estava preso no trânsito, próximo ao fórum central de São Paulo. De repente ouviu um fortíssimo estrondo. Um ladrão havia quebrado o vidro lateral traseiro do carro, subtraindo sua pasta 007, que continha importantes documentos de clientes, celular e palmtop.
 Antes de sair de casa devemos fazer um verdadeiro check list das condições de dirigibilidade. As orientações são muitas devem ser seguidas a riscas:
- Trave todas as portas e durante o trajeto fique atento se algum passageiro destravou a porta por algum motivo. É de se lembrar que muitos assaltantes perambulam pelo transito parado, acionando a maçaneta dos veículos, principalmente das portas traseiras, buscando uma porta destravada para ingressar no interior do carro e iniciar um assalto.
- Mantenha os vidros totalmente fechados, principalmente quando os carros estiverem parados no semáforo. Marginais que não possuem arma de fogo e sim objetos pontiagudos, tais como estiletes, espetos de churrasco, facas e até mesmo pedaços de vidro, preferem atacar motorista que estejam com a janela aberta, pois assim gerará maior potencialidade na sua ação. Se você não tiver ar condicionado no seu auto, mantenha a janela um pouco aberta quando estiver em movimento, mas ao reduzir a velocidade do carro, trate de fechar os vidros e ligar o ventilador.
- A aplicação nos vidros da película de controle solar, conhecida por insul film é uma excelente opção para afugentar bandidos que preferem atacar motoristas que não disponham desse equipamento de segurança.
- Ostentar riqueza não é uma boa opção num país que possui cerca de 50 milhões de pessoas vivendo em estado de plena miséria. Os carros importados de luxo são alvos constantes de abordagem criminosa. Muitos jogadores de futebol, artistas e empresários já foram vitimas de roubo e do famigerado "seqüestro relâmpago" por estarem dirigindo um auto que ostenta riqueza, chamando a atenção de todos por onde passa.
- Coloque todos os seus pertences no porta malas do veículo e assim diminuirá o risco de assalto e até da quebra de vidro. Somente as mulheres motoristas, indico que carreguem bolsas mais discretas para serem colocadas embaixo do banco.
O interessante é que muitas das orientações acima não foram seguidas no hediondo crime que envolveu o prefeito de Santo André. Na minha pesquisa com mais de 1000 criminosos, aprendi que eles sempre se utilizam da "lei do menor esforço", pois não desejam correr riscos desnecessários. Desta forma, cabe a nós dificultar ao máximo a ação dos marginais e, portanto, a melhor arma que possuímos é a prevenção.
Não poderia deixar de comentar ao leitor deste site, da emoção que tive ao receber em Jan./02 o premio "Vip's no Mercosul" que homenageia as personalidades que se destacaram no ano de 2001. Tendo em vista as minhas aparições em programas de televisão, entrevistas em rádios e jornais, sempre procurando orientar as pessoas de como se prevenir da criminalidade, o comitê organizador do "Premio Internacional" entendeu que meu trabalho vem ajudando milhões de brasileiros, caracterizando assim, um verdadeiro serviço de utilidade pública. Foi destacada ainda a publicação do meu primeiro livro internacional intitulado "Proteja-se" que foi lançado em 18 paises e escrito em parceria com o escritor Lair Ribeiro.
Recebi os cumprimentos de inúmeros homenageados, tais como as apresentadoras Fabiana Saba, Sula Miranda, Liliane Ventura, Helo Pinheiro, o empresário Francisco Scarpa, o ator e diretor Caca Rosset, o jornalista Petrúcio Melo e a ganhadora da "Casa dos Artistas", Bárbara Paz que teceram elogios ao meu trabalho de prevenção a criminalidade.
|