Página Inicial arrow Talão de Cheques arrow Clonagem de cheque
Sábado - 26 de Setembro de 2020

Segurança da Mulher

Assédio Sexual
Dicas Especiais

Segurança no Trabalho

Incêndio

Segurança da Informação

Espionagem Industrial

Frases do Dr. Lordello

frase8.png

Enquete

Quais as razões para o aumento da criminalidade?
 

Cadastre-se no Portal

Cadastre-se no Portal e receba nossos informativos periodicamente, além de concorrer a livros e convites para palestras.

:




Redes Sociais

Siga-nos no Twitter!
Visite nosso canal no Youtube!

Nossos Parceiros

Seguridade
Wall Service
Pro Security
Associação Nacional de Agentes de Segurança
NR Service
Grupo GP
ASC Service
Avitran
Grupo Titanium
Protecães
Life Condomínios
Comunicação Juridica
Full
Terras de Gênova
FL Terceirização
Top Clean
Good Clean
Crimes & Acidentes
Ganhe mais visibilidade. Anuncie aqui!
Grupo Padrão
Condomínio em Foco
JSEG Vigilância
Méthodo Gestão Educacional
Lordello Consultoria
QAP Segurança
Método Lordello de Treinamento em Segurança
Porto Service
Leão Serviços
Grupo Vip
ATS Terceirização

Quem está On-line

Clonagem de cheque Email
Você já ouviu falar em clonagem de cheques? Creio que não. A clonagem de cartão de crédito ou de banco é comum e conhecida de todos. Ocorre que a imaginação dos criminosos é tão fértil que um novo golpe esta invadindo a praça: clonagem de folhas de cheques.

A tecnologia esta demasiadamente avançada e para complicar os marginais tem fácil acesso as máquinas magnetizadoras e as impressoras de última geração para reproduzir uma folha de cheque. Resta ao falsificador conseguir as informações necessárias do cliente do banco para reproduzir o talonário.

Na verdade, esses malandros precisam ter uma folha de cheque original e preenchida para fazer sua reprodução. A assinatura do cheque pode ser reproduzida através de impressão ou por falsificação manual, se o correntista tem uma assinatura fácil de ser imitada.

Portanto, temos que nos prevenir desta nova modalidade criminosa e para tanto precisamos tomar algumas cautelas. A polícia civil já descobriu a maneira como esses marginais tem se apropriado de folhas de cheques preenchidas. Eles rondam comércios com grande movimento e verificam clientes que fazem pagamentos com cheques. O criminoso precisa visualizar o valor do cheque e o nome do (a) correntista e esperar que esse deixe a loja. Minutos depois surge uma pessoa de boa aparência, alegando que é funcionária de uma cliente da loja que teve sua bolsa subtraída e por esse motivo solicita a troca da folha de cheque por dinheiro.

Funcionários desavisados sobre esse tipo de golpe, geralmente aceitam a troca da folha de cheque por dinheiro. Assim, o falsificador conseguiu o que mais queria uma folha de cheque preenchida para ser clonada com valores elevados.

Portanto, não deixe ninguém ficar próximo de você ao preencher seu cheque na fila. Não tenha vergonha de pedir que as pessoas que estão ao seu redor, fiquem distante no momento crucial do preenchimento do cheque, ou até mesmo quando o leitor vai teclar sua senha secreta do cartão de crédito ou de banco.

O comerciante também deve ter cautela. Exija que seu funcionário, ao receber um cheque do cliente, imediatamente nomeie e cruze o cheque com a razão social de sua empresa, normalmente através de um carimbo. Investigações policiais levantaram que funcionários do caixa, retiravam cheques que foram dados em pagamento por clientes, colocando dinheiro no lugar. Em seguida esse funcionário repassava o cheque para criminosos que providenciavam a adulteração ou clonagem.

Lembre-se: prevenir hoje, evita dor de cabeça amanhã.

Dr. Jorge Lordello

 

< Anterior   Próximo >
 AdvertisementAdvertisement