Página Inicial arrow Prédios e Condomínios arrow Condomínios - morador pode instalar câmera de segurança no hall do andar onde mora?
Sábado - 21 de Maio de 2022

Segurança da Mulher

Assédio Sexual
Dicas Especiais

Segurança no Trabalho

Incêndio

Segurança da Informação

Espionagem Industrial

Frases do Dr. Lordello

frase8.png

Enquete

Quais as razões para o aumento da criminalidade?
 

Cadastre-se no Portal

Cadastre-se no Portal e receba nossos informativos periodicamente, além de concorrer a livros e convites para palestras.

:




Redes Sociais

Siga-nos no Twitter!
Visite nosso canal no Youtube!

Nossos Parceiros

FL Terceirização
Pro Security
Ganhe mais visibilidade. Anuncie aqui!
Life Condomínios
Top Clean
Associação Nacional de Agentes de Segurança
Grupo Titanium
Comunicação Juridica
Crimes & Acidentes
Terras de Gênova
Condomínio em Foco
Método Lordello de Treinamento em Segurança
ATS Terceirização
Protecães
JSEG Vigilância
Seguridade
Grupo GP
Méthodo Gestão Educacional
Good Clean
Lordello Consultoria
Grupo Vip
NR Service
Full
Avitran
Leão Serviços
ASC Service
Porto Service
Wall Service
QAP Segurança
Grupo Padrão

Quem está On-line

Condomínios - morador pode instalar câmera de segurança no hall do andar onde mora? Email

 

 

Tem sido cada vez mais comum a prática de arrombamentos de portas de apartamentos para subtração de objetos de valor quando moradores estão ausentes. Jovens, adolescentes e até crianças têm invadido prédios pela portaria. Para tanto, enganam porteiros cuja maioria nunca participou de treinamento e capacitação em segurança.

Em alguns casos, as invasões das unidades são praticadas por moradores do próprio local. Muitos vídeos têm circulado pelo WhatsApp e redes sociais mostrando imagens das portas arrombadas, fechaduras violadas e apartamentos revirados.

 

Por causa dessa onda de invasões, alguns moradores adotaram, como medida de ordem preventiva, a instalação de câmera de segurança no corredor do hall que dá acesso à entrada de suas unidades. Mas é aí que tem surgido o problema que motivou a presente matéria.  

 

A tendência é que síndicos proíbam que moradores instalem câmeras para monitoramento de imagens nesses locais. E praticam essa objeção porque é comum nas convenções de edifícios constar artigo não permitindo a instalação de qualquer objeto em área de uso comum dos empreendimentos. O principal motivo alegado se refere à invasão de privacidade em relação aos apartamentos dos vizinhos do mesmo andar.  

Em recente decisão, a 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal decidiu que a instalação de câmera de segurança no corredor de entrada dos apartamentos depende de autorização prévia e expressa na Convenção de Condomínio. Mesmo se a convenção for omissa quanto a esse assunto, ainda assim, o morador que sentir estar sendo violada sua privacidade toda vez que abrir a porta de sua unidade, poderá requerer ao síndico que tome as devidas providências para retirada do equipamento ou até mesmo socorrer-se ao juizado especial cível para fazer valer seu direito à privacidade.

 

Image 

 

< Anterior   Próximo >
 AdvertisementAdvertisement