Página Inicial arrow Prédios e Condomínios arrow Condomínios: síndico erra nos portões da clausura de entrada de autos
Sábado - 21 de Maio de 2022

Segurança da Mulher

Assédio Sexual
Dicas Especiais

Segurança no Trabalho

Incêndio

Segurança da Informação

Espionagem Industrial

Frases do Dr. Lordello

frase5.png

Enquete

Quais as razões para o aumento da criminalidade?
 

Cadastre-se no Portal

Cadastre-se no Portal e receba nossos informativos periodicamente, além de concorrer a livros e convites para palestras.

:




Redes Sociais

Siga-nos no Twitter!
Visite nosso canal no Youtube!

Nossos Parceiros

Comunicação Juridica
Crimes & Acidentes
Terras de Gênova
Condomínio em Foco
Método Lordello de Treinamento em Segurança
ATS Terceirização
Associação Nacional de Agentes de Segurança
Grupo Titanium
Grupo GP
Méthodo Gestão Educacional
Good Clean
Lordello Consultoria
Grupo Vip
Full
Leão Serviços
Porto Service
NR Service
Avitran
ASC Service
Wall Service
QAP Segurança
Grupo Padrão
Protecães
JSEG Vigilância
Seguridade
FL Terceirização
Pro Security
Ganhe mais visibilidade. Anuncie aqui!
Life Condomínios
Top Clean

Quem está On-line

Condomínios: síndico erra nos portões da clausura de entrada de autos Email

O trabalho do consultor de segurança condominial é extremamente importante e valioso sob vários aspectos. O enorme número de ocorrências criminosas comprovam, sobejamente, a necessidade de os síndicos contratarem esse tipo de profissional para realizar análise de vulnerabilidades e apresentar as melhores soluções através de Plano de Segurança. Os administradores que não tomam tal atitude acabam errando feio porque tal atitude pode gerar aumento do risco de invasão ou outro problema ainda maior para o edifício e seus moradores. 

Apesar da boa vontade e interesse em acertar, síndicos não podem cair na armadilha da solução caseira. Correm o risco de, investindo recursos financeiros de forma errada, ao invés de aumentar o nível de segurança do prédio, criar ainda mais brechas para ação criminosa. 

Muitos  vezes, o administrador confia na conversa de moradores que “acham” que entendem de segurança, mas na verdade têm pouca certeza do que falam. Classifico-os como “achólogos”, ou seja, adoram dar opinião, mas com pouquíssimo embasamento técnico. 

Vamos a um exemplo prático que encontrei em um edifício na zona oeste de São Paulo. 

 

 Repare que o síndico, para formatação da clausura de auto,  dividiu ao meio o chamado segundo portão. Essa realmente é a melhor estratégia, pois passa a ter um portão específico para entrada de autos e o outro somente para saída, conforme a foto abaixo: 

 

Acredito que o leitor está imaginando que o portão principal do condomínio também é dividido, possibilitando, assim, entrada e saída exclusivas e independentes para veículos.

Deveria, mas não foi isso que aconteceu.

O leitor vai se espantar com a “solução” que criaram:

 

Inacreditável!!!

O portão principal não foi dividido. E para piorar, sua largura foi diminuída, permitindo apenas a entrada ou saída de um carro por vez:

 

 

Este caso específico merece reflexão, pois é mais um condomínio que investiu em segurança e acabou por gerar mais insegurança, além de dificultar o processo de entrada e saída de autos de moradores, que poderia ser mais ágil e segura.

Essa é a tônica em edifícios quando síndicos tentam encontrar soluções caseiras sem a assessoria de um especialista em segurança. Um consultor de segurança apresentaria soluções completamente diferentes e que aumentariam em muito a segurança dos condutores, além de influir benéficamente nas comodidades dos moradores.

Senão vejamos:

O primeiro passo seria dividir o portão principal e assim permitir, sem interferência, a entrada e saída simultânea de autos da garagem. Com isso, esse edifício ganharia muita agilidade para o controle de acesso de autos. 

 

O segundo passo seria instalar gradil para separar a clausura de entrada da clausura de saída conforme tracejado em vermelho logo abaixo: 

 

Portanto, restou claro o equívoco praticado pelo síndico. Se tivesse contratado Consultor de Segurança Condominial, teria economizado bom dinheiro, além de aumentar, substancialmente, o nível de segurança da entrada e saída de autos. 

 

Image 

 

< Anterior   Próximo >
 AdvertisementAdvertisement