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Na escala de 1 a 10, qual seu grau de ansiedade atualmente?

Se o leitor respondeu mais que 6, recomendo continuar a ler este artigo, pois os sintomas provocados pela ansiedade não são nada agradáveis.

Em virtude da pandemia do coronavirus, esse problema se tornou mais latente nas pessoas; as preocupações com o futuro aumentaram muito.

Será que vou conseguir emprego? Até quando poderei pagar minhas contas? E se eu me contaminar, o que vou fazer?

A ansiedade é uma espécie de medo; é um sentimento que nos faz sentir pequenos diante de algumas situações do cotidiano relacionadas ao futuro. Subtrai nossa energia e a vontade de praticar atividades prezerosas.

Um exemplo prático, é navegar na internet consultando diversas páginas ao mesmo tempo. Em dado momento, o computador está um pouco mais lento. O problema só será resolvido se fechar as abas e lidar com poucas páginas de cada vez. A ansiedade faz pensar em vários problemas que podem ocorrer no futuro e com isso retira energia vital do momento presente. O leitor pode estar tendo o seguinte raciocínio:

 

“Lordello, estou sentindo exatamente isso, mas como faço para diminuir a ansiedade e me concentrar mais no presente?”

Inicialmente, entenda que o único controle que devemos aprender é o de “aprender a se controlar”.

Temos que ter a capacidade de controlar a nós mesmos, ou seja, ter controle das ações e reações.

Reflita sobre o seguinte exemplo: imagine uma lanterna onde os raios de luz estão voltados para uma pequena área. Com certeza, esse espaço terá excelente qualidade de luz, ou seja, o foco é concentrado. Mas se pegarmos outro tipo de lanterna cuja luz é espalhada num raio bem grande, o que vai acontecer?

Toda a extensão alcançada pela luminosidade ficará embasada, totalmente desfocada. Pessoas ansiosas, sem perceber, desregulam a lanterna da mente, tiram o foco no presente e espalham energia no futuro, que é totalmente incerto e desconhecido.

A dica de ouro é baixar as abas de vários pensamentos inúteis que estão rodeando a mente e concentrar apenas no foco chamado momento presente, ou seja, quanto mais luz no “aqui e agora”, menos pensamentos no desconhecido amanhã.     

 

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