Página Inicial arrow Prédios e Condomínios arrow Portarias de prédios novos que precisam passar por alterações para aumentar nível de segurança
Sábado - 21 de Maio de 2022

Segurança da Mulher

Assédio Sexual
Dicas Especiais

Segurança no Trabalho

Incêndio

Segurança da Informação

Espionagem Industrial

Frases do Dr. Lordello

frase7.png

Enquete

Quais as razões para o aumento da criminalidade?
 

Cadastre-se no Portal

Cadastre-se no Portal e receba nossos informativos periodicamente, além de concorrer a livros e convites para palestras.

:




Redes Sociais

Visite nosso canal no Youtube!
Siga-nos no Twitter!

Nossos Parceiros

FL Terceirização
Pro Security
Seguridade
Grupo GP
Méthodo Gestão Educacional
Good Clean
Lordello Consultoria
Wall Service
QAP Segurança
Grupo Padrão
Grupo Vip
NR Service
Full
Avitran
Leão Serviços
ASC Service
Porto Service
Top Clean
Associação Nacional de Agentes de Segurança
Grupo Titanium
Comunicação Juridica
Crimes & Acidentes
Ganhe mais visibilidade. Anuncie aqui!
Life Condomínios
Terras de Gênova
Condomínio em Foco
Método Lordello de Treinamento em Segurança
ATS Terceirização
Protecães
JSEG Vigilância

Quem está On-line

Portarias de prédios novos que precisam passar por alterações para aumentar nível de segurança Email

 

Muitos compradores de apartamentos em condomínios entregues nos últimos anos têm reclamado que após se mudarem para o novo local de moradia e conhecerem melhor o empreendimento, perceberam erros grosseiros na formatação da portaria e na entrada de pedestres.

Conheci, recentemente, edifício recém entregue de classe média alta no bairro da Vila Pompéia/SP, cuja fachada registrei na foto abaixo. 

 

Qual a opinião do leitor em relação a segurança e praticidade para entrada e saída de pessoas desse prédio? 

Posso garantir que o projetista conhece pouco sobre segurança patrimonial, tanto é, que observei diversos erros, quais sejam: 

 

A clausura de pedestres não é individualizada para moradores e pessoas estranhas ao local. Tem apenas uma porta de entrada. Assim, se um entregador estiver na clausura entregando mercadoria ao porteiro pelo passa volume ou simplesmente passando pelo processo de triagem, o morador, ao entrar ou sair do edifício, vai ter que, obrigatoriamente, ter contato físico com o estranho. O ideal, é que prédios tenham o que chamamos de “entradas individualizadas”, com duas clausuras que não se comunicam entre si. 

 

A guarita blindada desse local possui um passa volume na área interna. Assim, para que ocorra simples triagem ou entrega de correspondência, o entregador terá que adentrar na região de clausura envidraçada para ter acesso ao equipamento citado. Esqueceu o projetista de instalar “passa documento”, que facilita e dá muita celeridade ao processo de triagem. Outro erro, é a falta de interfone interno para que a pessoa a ser identificada possa se comunicar com o porteiro.

Vou mostrar, em seguida, quais alterações poderiam ser feitas nessa portaria, mantendo-se a guarita blindada no mesmo local em que foi construída. Em trabalhos de análise de risco e consultoria de segurança, o ideal é aproveitar ao máximo o que existe no condomínio e sugerir alterações factíveis que melhorem a segurança.

A primeira proposta seria criar o que chamo de entradas independentes de pessoas para garantir mais segurança e rapidez na entrada e saída. A estratégia é manter a porta de entrada existente e abrir outra, específica para prestadores de serviços e entregadores, conforme desenho esquemático abaixo:

Fica claro que com esse simples ajuste o morador poderá entrar e sair rapidamente sem ter qualquer contato físico/pessoal com o prestador que estiver, por exemplo, passando pelo processo de triagem para obter autorização de entrada.

Ainda para auxiliar o trabalho dos porteiros, outra sugestão é a instalação de passa volume e passa documento na frente da guarita blindada. 

 

Com essa estratégia, o entregador pode passar a mercadoria pelo novo passa volume sem ter que ingressar na clausura de pedestres. Com isso, se ganha ainda mais rapidez nos atendimentos e sem necessidade de abertura da porta de entrada.     

Para terminar este artigo, gostaria de mostrar ao leitor como o projetista deveria ter desenhado o projeto da guarita e eclusas de segurança, ainda na fase de planta.

O melhor projeto seria ter instalado a guarita blindada de forma centralizada e uma entrada de pedestres de cada lado, conforme desenho esquemático abaixo: 

  

 

Image

 

< Anterior   Próximo >
 AdvertisementAdvertisement