Página Inicial arrow Prédios e Condomínios arrow Você sabia que existe uma falha de segurança na maioria dos interfones que pode colocar seu prédio e
Sábado - 21 de Maio de 2022

Segurança da Mulher

Assédio Sexual
Dicas Especiais

Segurança no Trabalho

Incêndio

Segurança da Informação

Espionagem Industrial

Frases do Dr. Lordello

frase5.png

Enquete

Quais as razões para o aumento da criminalidade?
 

Cadastre-se no Portal

Cadastre-se no Portal e receba nossos informativos periodicamente, além de concorrer a livros e convites para palestras.

:




Redes Sociais

Visite nosso canal no Youtube!
Conecte-se ao Facebook!

Nossos Parceiros

Comunicação Juridica
Crimes & Acidentes
Terras de Gênova
Condomínio em Foco
Método Lordello de Treinamento em Segurança
ATS Terceirização
Grupo GP
Méthodo Gestão Educacional
Good Clean
Lordello Consultoria
Grupo Vip
NR Service
Full
Avitran
Leão Serviços
ASC Service
Porto Service
Wall Service
QAP Segurança
Grupo Padrão
Protecães
JSEG Vigilância
Seguridade
FL Terceirização
Pro Security
Ganhe mais visibilidade. Anuncie aqui!
Life Condomínios
Top Clean
Associação Nacional de Agentes de Segurança
Grupo Titanium

Quem está On-line

Você sabia que existe uma falha de segurança na maioria dos interfones que pode colocar seu prédio e Email

Você sabia que existe uma falha de segurança na maioria dos interfones que pode colocar seu prédio em risco? 

 

Um dos equipamentos importantes na esfera da segurança para condomínios e casas é o interfone, também chamado de porteiro eletrônico. Com esse dispositivo é possível conversar com estranhos sem estar próximo; é possível fazer toda a triagem à distância e havendo devida autorização, liberar a abertura automática do portão de acesso de pedestres.

Mas tem um detalhe pouco conhecido em relação à vulnerabilidade: 

“Você sabia que existe uma falha de segurança nos interfones que pode colocar seu prédio em risco, principalmente se não tiver porteiro orgânico, como é o caso das portarias remotas ou de edifícios antigos com poucas unidades?

Marginais descobriram que ao deslocar a frente do interfone localizado na fachada de condomínios e residências, é possível, e até com extrema rapidez, acionar a abertura da fechadura elétrica e ter acesso ao local.      

Muitos prédios e casas sofreram invasões através da porta da frente sem apresentar nenhum sinal de arrombamento.

O leitor pode estar imaginando:

“Mas Lordello, como os fabricantes permitem essa barbaridade?”

É preciso lembrar que esse tipo de equipamento de comunicação é extremamente barato, custa em torno de R$ 150,00. O mecanismo interno é bastante simples, o suficiente para desempenhar duas funções: 

  

-Efetivar comunicação à distância 

-Promover a abertura da trava da fechadura com o acionamento de um simples botão  

A intenção deste artigo não é ensinar como é feita a abertura do portão de forma criminosa e sim alertar síndicos e moradores de casas sobre o problema e apontar soluções.

Inicialmente, peço ao amigo leitor que analise seu interfone; ele pode ser aberto com certa facilidade, pois o equipamento fica instalado do lado de fora. Ou seja, a retirada da parte frontal é relativamente simples, fato que proporciona ao malandro acesso rápido ao mecanismo eletrônico interno. Alguns equipamentos basta tirar apenas um parafuso. Outros podem ser facilmente arrombados com chave de fenda.

É importante frisar, que alguns modelos modernos possuem alarme, ou seja, se for retirado o parafuso que segura a frente de plástico, um alarme dispara como se alguém estivesse segurando sem parar o botão de acionamento. Esse é o sinal para que o porteiro, zelador ou dona de casa saibam que estão tentando burlar o porteiro eletrônico para abrir o portão de entrada.

  

Outra saída, é adquirir protetor para interfone. O equipamento fica mais protegido; não permite acesso ao parafuso, o que dificulta tentativa de arrombamento.

Recomendo também a instalação da unidade externa do interfone embutida na parede, dentro de gabinete de proteção. Além de diminuir o contato com a chuva, reduz o risco de danos por atos de vandalismo e tentativa de abertura da fechadura elétrica. 

  

A última alternativa de proteção, é contratar técnico especializado em interfone e solicitar instalação de mais uma botoeira na unidade interna. Com isso, o porteiro ou a dona de casa terão que acionar a botoeira original do interfone e em seguida a segunda botoeira instalada para abertura automática da fechadura do portão. Será também necessário interromper o cabo que vai para a fechadura elétrica a instalar dispositivo para a segunda botoeira funcionar. Dessa forma, pessoa mal intencionada não terá êxito ao tentar abrir a fechadura elétrica através do interfone.

 

Image 

 

< Anterior   Próximo >
 AdvertisementAdvertisement