Página Inicial arrow Cuidados no Dia-a dia arrow Quer saber o que é o fenômeno da “vibração fantasma” no celular? Que o uso do aparelho celular é o m
Domingo - 29 de Março de 2020

Segurança da Mulher

Assédio Sexual
Dicas Especiais

Segurança no Trabalho

Incêndio

Segurança da Informação

Espionagem Industrial

Frases do Dr. Lordello

frase4.png

Enquete

Quais as razões para o aumento da criminalidade?
 

Cadastre-se no Portal

Cadastre-se no Portal e receba nossos informativos periodicamente, além de concorrer a livros e convites para palestras.

:




Redes Sociais

Siga-nos no Twitter!
Conecte-se ao Facebook!

Nossos Parceiros

Méthodo Gestão Educacional
ASC Service
Ganhe mais visibilidade. Anuncie aqui!
Condomínio em Foco
Crimes & Acidentes
Grupo Titanium
Lordello Consultoria
ATS Terceirização
Protecães
Associação Nacional de Agentes de Segurança
Pro Security
Método Lordello de Treinamento em Segurança
Life Condomínios
Seguridade
Grupo Vip
JSEG Vigilância
Leão Serviços
NR Service
Grupo Padrão
QAP Segurança
Porto Service
Grupo GP
Avitran
Full
Terras de Gênova
Top Clean
Good Clean
FL Terceirização
Comunicação Juridica
Wall Service

Quem está On-line

Nós temos 2 visitantes online
Quer saber o que é o fenômeno da “vibração fantasma” no celular? Que o uso do aparelho celular é o m Email

Quer saber o que é o fenômeno da “vibração fantasma” no celular?

 

Que o uso do aparelho celular é o maior vício de todos os tempos é inegável!

 

 

O que precisamos ponderar, é se essa mania traz mais benefícios ou malefícios?

A psicologia fala de dependência quando uma pessoa tem necessidade compulsiva de alguma substância, determinada atitude ou tarefa para experimentar os seus efeitos ou ainda para aliviar o mal-estar que resulta da sua privação.

A dependência psicológica explica o motivo pelo qual muitas pessoas não conseguem desgrudar um minuto sequer do smartphone, mesmo sabendo que 95% das mensagens podem ser consideradas lixo eletrônico.

O vício pode chegar a tal ponto, que pesquisas revelam que 90% dos usuário sentem as chamadas “vibrações fantasmas”, ou seja, têm a nítida sensação que o celular vibrou em razão de ligação telefônica ou que alguma mensagem acaba de chegar.

Imediatamente o usuário pega o celular do bolso ou de dentro da bolsa, olha para a tela e verifica que foi apenas um engano, mas na verdade, pode se tratar de sintoma patológico.

Pesquisas realizadas pela Universidade de Indiana e pela Purdue University, descobriram que a ocorrência de “vibrações-fantasmas” é algo bastante comum, que afeta a maioria dos donos de aparelhos eletrônicos portáteis. A explicação científica aponta como sendo reflexo do condicionamento excessivo do cérebro, que se acostuma a associar as vibrações do aparelho a uma chamada ou notificação importante e assim cria sensações que não existem realmente.

O psicólogo Larry Rosen, professor da Universidade Estadual da Califórnia e pesquisador da chamada "psicologia da tecnologia", faz a seguinte explicação:  

Pessoas que pegam seus smartphones constantemente parecem ter uma espécie de obsessão. Isso as torna pouco diferentes daquelas que lavam as mãos constantemente. Eu não estou dizendo que isso necessariamente é uma obsessão, mas que se trata de algo que pode se transformar em uma de maneira bastante fácil”.

 O referido estudo demonstrou que a síndrome das “vibrações fantasmas” está intimamente ligada à ansiedade. Pessoas que estão esperando muito a chegada de uma mensagem ou uma ligação, acabam sentindo uma suposta vibração, até mesmo quando não estão com o aparelho.

 

Dr. Jorge Lordello 

 

< Anterior   Próximo >
 AdvertisementAdvertisement