Página Inicial arrow Pergunte ao Dr. Lordello arrow Quais as modalidades do disk-seqüestro?
Quinta-feira - 29 de Outubro de 2020

Segurança da Mulher

Assédio Sexual
Dicas Especiais

Segurança no Trabalho

Incêndio

Segurança da Informação

Espionagem Industrial

Frases do Dr. Lordello

frase2.png

Enquete

Quais as razões para o aumento da criminalidade?
 

Cadastre-se no Portal

Cadastre-se no Portal e receba nossos informativos periodicamente, além de concorrer a livros e convites para palestras.

:




Redes Sociais

Conecte-se ao Facebook!
Visite nosso canal no Youtube!

Nossos Parceiros

Pro Security
Leão Serviços
FL Terceirização
Grupo Vip
Ganhe mais visibilidade. Anuncie aqui!
Crimes & Acidentes
Método Lordello de Treinamento em Segurança
Top Clean
ASC Service
Full
Comunicação Juridica
Seguridade
Associação Nacional de Agentes de Segurança
Avitran
ATS Terceirização
Life Condomínios
Méthodo Gestão Educacional
Grupo Titanium
Condomínio em Foco
JSEG Vigilância
Wall Service
Terras de Gênova
Protecães
Grupo Padrão
Lordello Consultoria
Good Clean
Grupo GP
QAP Segurança
Porto Service
NR Service

Quem está On-line

Quais as modalidades do disk-seqüestro? Email
Atualmente tem se verificado um aumento substancial de golpes aplicados por intermédio de ligações simulando seqüestros e acidentes. O disk-seqüestro, ou telemarketing do crime, como também é conhecido, é executado de várias formas, as mais comuns são:

1) SEQÜESTRO VIRTUAL: O bandido liga para o celular da vítima noticiando o seqüestro de um parente. A estratégia é agredir psicologicamente a pessoa com frases fortes e proferir ameaças de morte ao suposto refém. Manter a vítima ao telefone, impedindo-a de desligar o celular é o segredo do sucesso do golpe. O preço do resgate é a compra de crédito para telefones celulares pré-pagos ou transferência de dinheiro (valores entre R$ 1 a R$ 10 mil) para contas abertas com documentos fraudados.

2) GOLPE DO ACIDENTE DE TRÂNSITO: O bandido se faz passar por bombeiro ou policial rodoviário. Depois de "informar" a vítima sobre a ocorrência de um acidente, sugere que uma das pessoas "gravemente machucadas" pode ser seu parente. O golpista aproveita-se do nervosismo de seu interlocutor para extrair dele informações como nome e características de um filho ou cônjuge que esteja na rua naquela hora. Nesse momento, o bombeiro se transforma em seqüestrador e passa a ameaçar a vítima.

3) EXTORSÃO COM AGENDA DO CELULAR: Após adquirirem celulares subtraídos, marginais de dentro e fora das cadeias, ligam geralmente à noite ou madrugada, solicitando quantia em dinheiro que varia de 5 a 10 mil reais, para não seqüestrar determinado parente identificado na agenda de telefones ou por foto constante no celular roubado da vitima. Muitas pessoas aceitaram a extorsão, acreditando que a possibilidade de seqüestro era real.

4) TEATRO CRIMINOSO: Ao atender o telefone, normalmente de madrugada, a vítima ouve uma voz chorosa pedindo socorro. "Mãe" ou "Pai", diz a voz, "eles me pegaram". Em geral, a pessoa, na tentativa de se certificar se é seu filho (ou filha) que está falando, acaba revelando seu nome. Imediatamente, o bandido entra na linha e anuncia o seqüestro.

5) SEQÜESTRO DA PATROA: A vítima agora é a empregada doméstica, que recebe telefonema no local de trabalho, noticiando o seqüestro da patroa. O marginal convence a empregada a pegar as jóias e dinheiro da família, colocar num saco e deixar nas proximidades do local dos trabalho.

6) CRIME COM HORA MARCADA: Criminosos ligam para residências fazendo-se passar por operadores de telemarketing de empresas de purificadores de água ou de TV a cabo. Eles propõe a troca do carvão ativado do purificador gratuitamente ou a troca do conversor da operadora de TV a cabo, também de forma graciosa. O cliente acaba aceitando a oferta tão gentil e marca dia e hora para receber os técnicos da suposta empresa. Nesses casos podem ocorrer várias situações criminosas, tais como, assalto, furto de algum pertence da vítima sem que ela perceba ou estelionato (golpistas simulam que encontraram algum defeito e cobram preços absurdos das vítimas).

É importante ficar atento para não cair nestas armações e se você for vítima, deve fazer sua denúncia de posse de informações como o número de origem da chamada, conta onde foi depositado o "resgate", pois através destas informações a polícia poderá identificar o criminoso e evitar que mais pessoas sejam vítimas.

 

Próximo >