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Existe uma questão muito séria a ser enfrentada pelas empresas, sejam grandes, médias ou pequenas. Todas estão sujeitas a problemas causados por funcionários que, ao contrário de serem úteis, podem provocar grandes desfalques no ambiente corporativo. É como um vírus que penetra no organismo e causa diversos males e até a morte.

Um funcionário problemático pode levar um departamento ou uma empresa inteira a enorme dificuldade organizacional, pois pode desunir equipes de trabalho, gerar intrigas e discórdia, expor informações confidenciais e perseguir colegas de trabalho; ações que geram baixa produtividade e enorme prejuízo financeiro e emocional. Em nosso trabalho de pesquisa, identificamos tipos de funcionários que, eventualmente, podem trazer problemas de relacionamento intra muros da empresa. É o que chamamos de funcionário problemático.

Temos também aqueles que com inclinação a fraudar materialmente a empresa, principalmente quando descobrem fragilidades nos controles internos.

Portanto, é de suma importância ter conhecimento sobre esses diversos tipos de funcionários:

 a)Funcionário Insatisfeito: são pessoas que tem hábito de reclamar excessivamente; gostam de apontar falhas nos outros. Culpam chefes e colegas de trabalho pelas falhas, nunca admitem seus próprios erros. Apresentam falsa postura submissa, mas, na verdade, são pessoas autoritárias e têm problemas em aceitar hierarquia e autoridade. São muito emocionais, choram com facilidade e têm tendência a fazer “tempestade” em copo d’água. Estão sempre se passando por vítimas. Por serem excessivamente críticos, apresentam dificuldades de relacionamentos interpessoais. Apesar de extrovertidos, não trabalham bem em equipe.

 b)Funcionário Controlador: apresenta como características marcantes o excesso de organização; são perfeccionistas; têm dificuldade de delegar, geralmente são introspectivos e muitas vezes depressivos. Esse comportamento é mais frequente em homens. Nas empresas, são profissionais eficientes, porém, não eficazes, pois gastam esforço e tempo realizando, com “perfeição”, tarefas que nem precisariam ser realizadas. Têm dificuldades de relacionamentos, de liderança e de trabalho em equipe. Não delegam tarefas e exigem perfeição de todos. 

 c)Funcionário Manipulador: são normalmente inteligentes, sedutoras e comunicativas. Utilizam essas habilidades para envolver as pessoas e atingir seus objetivos pessoais, valendo-se qualquer coisa para isso. Esses profissionais costumam ser vistos com “bons olhos” pelas organizações, pois passam a impressão de competentes. Facilmente conquistam posições de chefia, uma vez que são líderes carismáticos e articulados. Os funcionários manipuladores são um dos tipos mais perigosos para as organizações, em razão de terem grande poder de persuasão e influência. São egoístas e seus objetivos nem sempre estão de acordo com os da organização, e se for o caso, não têm o menor constrangimento em prejudicar a empresa e seus colegas de trabalho se isso servir a seus interesses. 

d)Funcionário Paranóico: são aqueles com mania de perseguição, megalomaníacas; provocam intrigas e confusão. Têm dificuldades sociais e de relacionamentos. Suas histórias, normalmente, são bem construídas e elaboradas, por isso pessoas desavisadas acreditam facilmente em suas invenções. Eles têm grande disposição para gerar conflitos; seu comportamento pode criar desunião e desmotivação nos setores em que trabalham. Acreditam, de fato, que todos os perseguem.

e)Funcionário Instável: são pessoas que mudam de maneira frequente e radical seu estado de espírito. Oscilam entre euforia e depressão sem motivo aparente ou relevante. Essa instabilidade gera desconforto para todos que convivem com esse tipo de profissional na organização.  Apresentam produtividade variável em função de sua condição psicológica.

f)Funcionário Excêntrico: são reconhecidos por seu comportamento estranho, anti-social;demonstram atitudes esquisitas e são introspectivas. Costumam imaginar coisas. Dentro das organizações têm dificuldade de socialização e adaptação, não trabalham bem em equipe nem têm condições de assumir responsabilidades de chefia. Seu comportamento excêntrico e, às vezes, até bizarro, acaba por torná-las pessoas diferentes das demais, isolando-as ainda mais.

 

Dr. Jorge Lordello 

 

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