Página Inicial arrow Terceira Idade arrow Celular pode salvar vida de idoso. Saiba como!
Segunda-feira - 15 de Agosto de 2022

Segurança da Mulher

Assédio Sexual
Dicas Especiais

Segurança no Trabalho

Incêndio

Segurança da Informação

Espionagem Industrial

Frases do Dr. Lordello

frase4.png

Enquete

Quais as razões para o aumento da criminalidade?
 

Cadastre-se no Portal

Cadastre-se no Portal e receba nossos informativos periodicamente, além de concorrer a livros e convites para palestras.

:




Redes Sociais

Conecte-se ao Facebook!
Siga-nos no Twitter!

Nossos Parceiros

Leão Serviços
Life Condomínios
FL Terceirização
QAP Segurança
Pro Security
Protecães
Condomínio em Foco
Terras de Gênova
Associação Nacional de Agentes de Segurança
Grupo Titanium
Avitran
ASC Service
Porto Service
Ganhe mais visibilidade. Anuncie aqui!
Méthodo Gestão Educacional
Comunicação Juridica
Seguridade
Lordello Consultoria
Top Clean
Wall Service
Método Lordello de Treinamento em Segurança
NR Service
ATS Terceirização
Grupo Vip
JSEG Vigilância
Crimes & Acidentes
Good Clean
Grupo GP
Full
Grupo Padrão

Quem está On-line

Nós temos 3 visitantes online
Celular pode salvar vida de idoso. Saiba como! Email

Crianças, de 3 ou 4 anos de idade, provavelmente tem mais habilidade em lidar com aparelho celular que um idoso. Por outro lado, não vejo vantagem alguma em se antecipar tanto o contato de bebês com os meios eletrônicos.

A questão, é que muitas pessoas da terceira idade tem aversão à modernidade, por isso, preferem o velho e bom telefone fixo. Outros aderiram aos smartphones, mas têm dificuldades em operacioná-los.

Entendo que para as pessoas que moram sozinhas, para aquelas que estão acamadas e com idade avançada, o celular é um super equipamento de segurança pessoal. Com bastante frequência, fico sabendo de casos onde idosos tem repentinamente lapsos de memória e não conseguem voltar para casa. Por isso, tenho orientado famílias sobre a importância de o parente da terceira idade portar smartphone com aplicativo rastreador. Assim, os entes queridos podem monitorá-los a qualquer momento.

Já existem à venda no mercado aparelhos celulares que vêm com teclas bem grandes, muito úteis para aqueles com dificuldade de visão.

Uma das novidades interessantes, é o aparelho celular com possibilidade de se  fazer chamada de emergência apertando-se uma única tecla na parte traseira. Existem também aplicativos com botão de emergência, que fica aparente na tela principal. Dessa forma, com um simples toque o idoso poderá pedir auxílio a parentes previamente cadastrados.

Alguns modelos de celulares possuem sensor de queda. Se o idoso cair e estiver com o celular no bolso, por exemplo, o movimento brusco é detectado e o aparelho faz ligação para número pré-agendado.

Outra orientação importante, é que qualquer telefone fixo ou celular de uso exclusivo de idosos deve ter identificador de chamadas. É preciso alertar parentes do risco que sofrem os idosos quanto a receberem ligações de bandidos que aplicam o golpe do falso sequestro. Infelizmente, muitos idosos e pessoas cardíacas vieram a falecer ou tiveram que ser hospitalizadas em razão do susto que levaram ao tomarem ciência da possibilidade de filho estar sendo mantido como refém por criminosos.

Oriente as pessoas da terceira idade a atenderem somente números conhecidos e cadastrados. Ligações a cobrar, com números privados ou desconhecidos, não devem ser atendidas, pois a possibilidade de golpe é enorme. Soube, ainda, de diversos casos onde filhos presentearam pais com celulares sofisticados. Em razão da complexibilidade dos aparelhos, muitos acabam não utilizando.

A melhor saída é levar o idoso à loja e verificar com qual aparelho ele se identifica e terá maior facilidade em lidar.

Portanto, amigo leitor, para que você possa ter tranquilidade e segurança em relação a pais e avós com idade avançada, as dicas que forneci são de extrema importância. Lembre-se que sempre é melhor prevenir que remediar.

 

Dr. Jorge Lordello 

 

< Anterior   Próximo >
 AdvertisementAdvertisement