Página Inicial arrow Viajantes e Turistas arrow Dicas para um desembarque seguro
Domingo - 22 de Setembro de 2019

Segurança da Mulher

Assédio Sexual
Dicas Especiais

Segurança no Trabalho

Incêndio

Segurança da Informação

Espionagem Industrial

Frases do Dr. Lordello

frase8.png

Enquete

Quais as razões para o aumento da criminalidade?
 

Cadastre-se no Portal

Cadastre-se no Portal e receba nossos informativos periodicamente, além de concorrer a livros e convites para palestras.

:




Redes Sociais

Siga-nos no Twitter!
Conecte-se ao Facebook!

Nossos Parceiros

Grupo Padrão
Top Clean
Grupo GP
Pro Security
Associação Nacional de Agentes de Segurança
NR Service
Lordello Consultoria
Comunicação Juridica
Grupo Vip
JSEG Vigilância
Seguridade
Porto Service
ASC Service
QAP Segurança
Full
Grupo Titanium
FL Terceirização
Ganhe mais visibilidade. Anuncie aqui!
Protecães
Crimes & Acidentes
Avitran
ATS Terceirização
Terras de Gênova
Método Lordello de Treinamento em Segurança
Wall Service
Condomínio em Foco
Life Condomínios
Leão Serviços
Good Clean
Méthodo Gestão Educacional

Quem está On-line

Nós temos 1 visitante online
Dicas para um desembarque seguro Email
Vamos iniciar nosso bate papo com a narrativa de três crimes ocorridos no exterior:

1) O amigo Jose viajou para Londres a trabalho. No fim de semana resolveu passear de metrô. Ficou impressionado com a limpeza e educação dos usuários. Adentrou ao trem e ficou de pé observando o comportamento dos londrinos. O vagão estava lotado e os passageiros conversavam baixinho. Feliz da vida, Jose deixou a estação de metro, mas ao colocar a mão em sua pochete verificou que o zíper estava aberto. O esperto punguista habilmente subtraiu todos seus documentos, inclusive o passaporte e a quantia de três mil dólares.

2) O primo Ivan ao tirar suas merecidas férias, foi para Miami com a esposa. Já no hotel, percebeu que seu cigarro havia acabado e por isso saiu para dar uma volta e garantir a permanência do vicio. Ivan não notou que estava sendo seguido e em dado momento foi abordado por dois jovens, armados de revolveres que vieram a encontrar seu dinheiro que estava escondido dentro da calca.

3) Um conhecido de nome Carlos Alberto passeava pela cidade de Roma/Itália segurando a bolsa de sua esposa que estava amarrando o tênis. Repentinamente, um garoto de aproximadamente 13 anos, correndo como um tufão dá um tranco pelas costas no desatento turista subtraindo a bolsa que havia acabado de comprar.


Realizei essas narrativas de crimes para que o leitor saiba do perigo existente ao viajar para outros paises, mas também desejo salientar sobre outro perigo, ou seja, ao retornar para o Brasil, principalmente os dekasseguis.

Um casal de brasileiros (descendentes de japoneses) regressou do Japão apos vários anos de duro trabalho. Deixaram o aeroporto de Cumbica e ao chegarem à porta de casa, foram abordados por vários assaltantes que o seguiram desde o aeroporto e subtraíram os milhares de dólares amealhados com o suor de seus esforços no exterior.

Como o golpe é praticado? Quadrilhas especializadas em assaltar brasileiros que regressam do Japão ficam nos aeroportos, no saguão de desembarque, monitorando os vôos que chegam do citado país. Eles observam atentamente os passageiros e parentes que vieram recepcioná-los e identificam a provável vítima, pois imaginam que ela trouxe consigo dólares do Japão. A partir daí, inicia-se uma perseguição, a distancia e no momento em que a família para o carro na residência, os marginais entram em ação, roubando malas e exigindo o dinheiro escondido.

Não podemos esquecer de outra modalidade criminosa que passo a discorrer. Trabalhava no plantão policial em Suzano, como Delegado de Polícia, quando uma vitima que havia retornado do Japão há 6 meses, contou que milhares de dólares que estavam escondidos em sua residência havia desaparecidos. Iniciamos uma investigação e chegamos a uma "amiga" íntima da vítima que teria subtraído a quantia em dólares aproveitando a relação de amizade.

Desta forma, preste atenção nas seguintes dicas ao retornar de viajem do exterior:

  1. Jamais transporte dinheiro consigo;
  2. Faça uma transferência bancária antes de retornar para o Brasil;
  3. Fique atento na movimentação no saguão de desembarque;
  4. Não vá diretamente embora do aeroporto. Pare para tomar um cafezinho e procure focalizar as pessoas que estão a sua volta;
  5. Ao dirigir-se para fora do aeroporto, tenha certeza que não esta sendo seguido;
  6. No caso de qualquer suspeita de perseguição, vá imediatamente para a Delegacia de Polícia localizada no interior do aeroporto e peça auxilio;
  7. Ao retornar para casa fique de olho se algum veículo esta te seguindo e em caso de suspeita, dirija-se rapidamente a uma Delegacia de Policia, Batalhão da Polícia Militar ou estabelecimento comercial que tenha estacionamento próprio, procurando parar seu auto em local de grande movimentação de clientes;
  8. Peça para seus familiares mais próximos não avisarem parentes e vizinhos de seu retorno ao Brasil;
  9. Após a chegada, não comente com ninguém sobre suas economias oriundas do trabalho no exterior;
  10. Mantenha o dinheiro sempre no banco e jamais em casa.


E lembre-se: a prevenção é uma capa invisível que nos protege contra a criminalidade.

Dr. Jorge Lordello 

 

< Anterior   Próximo >
 AdvertisementAdvertisement